Qual o melhor órgão público para mulheres trabalhar?

A carreira como servidor público é considerada estável e com diversos atrativos tanto para homens como para mulher. Mas no caso delas podem haver vantagens em alguns órgãos, pontos diferenciais os quais chamam a atenção e devem ser levados em consideração na escolha dos concursos 2018. Qual órgão público é melhor para as mulheres trabalharem? Saiba a seguir. 

As vantagens da carreira pública para mulheres

Existem pontos importantes ao analisar um edital de certame sobre uma carreira para uma mulher que a iniciativa privada não tem. Depende muito do órgão, mas algumas vantagens são comuns em todos. 

Uma delas é o plano de saúde. O valor pode aumentar com o avanço da idade, mas para o servidor não aumenta. Enquanto houver vínculo com o órgão ela não precisa se preocupar com cobertura. Algumas empresas como o Banco do Brasil oferecem um plano completo com internação e benefício de comprar medicamentos de uso constante com desconto. 

A igualdade de salário é um ponto importante. Homens e mulheres ocupando a mesma função ganham o mesmo valor com os mesmos benefícios. Sabemos que o mercado de trabalho nem sempre é tão justo, não é mesmo?

Além da estabilidade no emprego há como vantagem acréscimos no salário de acordo com o tempo de serviço. Em uma empresa privada uma mulher pode passar anos ganhando o mesmo valor recebendo apenas os ajustes de inflação. No meio público os ajustes são constantes com aumento por tempo de serviço. 

Qual o melhor órgão para uma mulher trabalhar?

Pensando em uma carreira pública de longa data e com preparação as mulheres podem estudar um pouco a qual certame se dedicar mais. Uma boa dica são os concursos para tribunais. Não há um melhor porque os salários são muito semelhantes, apenas a diferença entre técnico e analista. 

Trabalhar em tribunais traz algumas vantagens, em especial os federais como o TRF. Os salários são os mais altos e a estabilidade é garantia. O sistema judiciário não será extinto e não há risco da empresa ser privatizada, então as chances do cargo ser extinto é muito pequena. 

Para as mulheres a igualdade de salários ocupando o mesmo cargo em um tribunal é outro ponto importante. O plano de carreira é curto mas estável e com análise de produtividade e resultados. É considerado um dos órgãos mais justos para eles e elas em igualdade de oportunidades.

Órgãos que podem não ser bom para mulheres trabalharem

Existem empresas públicas as quais não são indicadas para as mulheres? Sim. Uma delas é os bancos. A pressão por metas ainda é uma constante e os bancos públicos são considerados os de menor custo benefício. Não é um dos salários mais altos e a rotina de trabalho, mesmo sendo mais curta, é exaustiva mentalmente. 

As prefeituras também não fazem parte da lista dos melhores concursos para elas. Os salários estão entre os mais baixos e os planos de saúde oferecidos (quando são ofertados, pois não é obrigatório) cobrem apenas alguns serviços. 

Comments are closed.