Parcelar ou Pagar à Vista: Veja qual é a forma mais vantajosa de pagar seu IPVA

O IPVA é um imposto obrigatório que pode pegar muita gente desprevenida no começo do ano. Para quem já está preocupado com o valor desta taxa, resta a dúvida quanto a melhor forma de pagamento: parcelar ou pagar à vista? Para entender melhor ambas as opções e descobrir qual a mais viável para você, leia o texto a seguir e saiba de tudo:

O que é o valor do IPVA?

O IPVA corresponde ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e é um valor anual cobrado diretamente dos proprietários de veículos no Brasil.

Este valor é dividido em porcentagens, mas parte dele é destinado a manutenção da fiscalização de trânsito. A taxa a pagar pode variar muito de um modelo de carro para outro, como indica a tabela de IPVA 2019.

Outro ponto que pode diferenciar a taxa do IPVA é o estado. Algumas taxas, como a do IPVA 2019 GO podem ser até 2% mais altas do que a maioria das regiões. Isto porque, o custo de vida em Goiás é alto.

IPVA 2019 BA, por exemplo, será diferente do IPVA 2019 de Pernambuco, Paraíba, Roraima, entre outros! Portanto, você deve conferir o valor da sua região antes de decidir como irá pagar a taxa.

Parcelar ou pagar à vista?

Mas afinal, parcelar ou pagar o valor do IPVA à vista? Bem, isto depende da sua situação. Quem pagar o IPVA à vista irá ganhar um desconto considerável no total do imposto. Portanto, se você quer economizar, a dica é se preparar para o IPVA 2019 e quitar o valor dentro do prazo estabelecido.

Para muitos motoristas, a porcentagem de desconto do pagamento à vista não é interessante, pois o IPVA do seu modelo de veículo é elevado. Neste caso, o melhor a fazer é dividir o imposto. Você pode pagar o IPVA em até três parcelas, cumprindo corretamente com os prazos estabelecidos.

Como pagar?

Ficar em dias com este imposto é muito simples! Você sabia que pode visualizar todas as suas pendências no Detran acessando o site oficial do órgão para o seu estado?

Depois que você acessar a plataforma digital do Detran, será necessário informar a placa e o Renavam do seu veículo. No site, você pode gerar o boleto do IPVA, escolhendo antes como será a forma de pagamento do mesmo.

Com o guia de pagamento em mãos, basta você se dirigir a uma agência bancária ou casa lotérica para cumprir com este imposto obrigatório tão importante.

Comments are closed.