Conseguiu uma boa nota no ENEM? Saiba como usá-la

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova de iniciativa do Ministério da Educação que permite, através da avaliação da sua nota, que você ingresse em uma instituição de ensino superior. Muitas das pessoas que realizam o exame não sabem de todas as possibilidades de aplicação da pontuação do ENEM. Se você alcançou uma boa nota, saiba o que fazer com a mesma a seguir.

O período de pré-ENEM não é fácil. Após dois domingos seguintes de 180 questões objetivas, você vai aguardar algum tempo para que seu exame seja corrigido. Mas não precisa esperar a divulgação dos resultados para começar a pensar no que fazer com a sua pontuação e no seu futuro.

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um processo seletivo pelo qual são distribuídas vagas em diversas instituições públicas. Depois de ter realizado a prova do ENEM e as inscrições do SISU estarem abertas, você pode se inscrever no site.

Forneça seus dados pessoais para ser redirecionado a tela onde você escolherá a universidade pública e o curso desejado. Atenção: nesta etapa você deverá escolher duas opções de curso, lembrando sempre que o sistema dará prioridade à primeira opção.

PROUNI

Similar ao SISU, o PROUNI (Programa Universidade para Todos) foi criado pelo governo federal no intuito de oferecer bolsas para ingressar em universidades particulares. Essas bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%).

Você irá se inscrever na plataforma do PROUNI utilizando o seu número de inscrição do ENEM, após a divulgação dos resultados. A inscrição é gratuita e assim como o sistema de ingresso no ensino público, no site você também deverá selecionar duas opções de curso.

Descontos

Em alguns casos, universidades privadas oferecem desconto nas mensalidades do curso mediante apresentação de uma boa nota no Exame Nacional de Ensino Médio. Então, assim que receber sua pontuação, acesse o site das suas faculdades de interesse e cheque se elas estão ofertando desconto para altas pontuações.

Se, por qualquer razão, você não tenha conseguido concluir o seu ensino fundamental ou médio na idade sugerida, saiba que você pode conquistar um certificado de conclusão através do Encceja 2018. A inscrição é totalmente gratuita. Basta ter um bom desempenho nas 4 etapas do exame, tendo 30 questões cada etapa, e você poderá estar apto para o mercado de trabalho e oportunidades futuras.

Como é possível observar, existem diversas possibilidades gratuitas para quem deseja investir na sua formação profissional. É válido ressaltar que as vagas dos programas em questão abrem de tempos em tempos, desta forma, você deve ater atenção às datas limites de inscrição de cada uma delas.

Comments are closed.