Como preparar o seu filho para entrar na escola?

Os primeiros momentos na escola podem ser decisivos para os futuros comportamentos do seu filho neste ambiente, por isso, você precisa estar preparado! É preciso controlar as emoções e não passar nenhum tipo de insegurança para o seu filho. Lembre-se que a sua presença nesse momento vai ser essencial, tanto na entrada do seu filho na escola, como no dia-a-dia dele.

Não precisa ficar aterrorizado! Com as dicas certas, você pode passar com sucesso por esse momento. Veja a seguir como preparar o seu filho para entrar na escola:

Converse com o seu filho

Qualquer profissional da pedagogia irá lhe dizer para não mentir para o seu filho em relação a escola. E é o que você deverá fazer! O ambiente escolar será novo no inicio, então converse com o seu filho sobre as aulas e o que ele irá enfrentar em sua nova jornada. Se possível, leve o seu filho para visitar o local com antecedência. E nada de levar a criança para escola, mentindo que ela está indo para outro lugar!

Converse com a escola

Conheça a equipe que lidará com seu filho nos próximos meses. É fundamental ter uma relação de confiança com quem cuidará do seu bem mais precioso, assim você também ficará menos tensa nesse período de adaptação. Converse com o educador que será responsável por ensinar ao seu filho e se puder, apresente os dois!

Acompanhe o conteúdo das aulas

É essencial que você saiba o que a criança está vendo nas aulas, assim você poderá conferir também a qualidade de ensino. Se você se encontrar por fora dos conteúdos, não se preocupe! A internet disponibiliza muito material e atividades sobre cada matéria. Você pode se utilizar de sites que disponibilizam o caderno de estudo para alunos, por exemplo, e ter acesso a conteúdo explicativo, exercícios e respostas. Lembre-se que você deve acompanhar bem o seu filho, não somente no incio das aulas, mas por todo percurso dele na escola.

Não trate o estudo como um castigo

Durante todo o período escolar, você precisará incentivar o seu filho a estudar. Separe um ambiente de estudo confortável para ele e trate o estudo como uma responsabilidade divertida. Não imponha a hora do estudo como um castigo ou punição por notas ruins. É importante que seu filho tenha uma boa imagem do que é a escola desde o começo, pois ele irá frequentá-la por um longo tempo!

Comments are closed.