Como funciona o programa Nossa Bolsa? Vela a pena?

Existem programas de incentivo estudantil criados por decreto federal e por decreto estadual. O Nossa Bolsa é um programa do governo do estado do Espírito Santo. E funciona apenas dentro desse limite regional. O objetivo do sistema é incentivar a graduação, iniciação científica e mestrado, por parte das pessoas de baixa renda.

O que é o Nossa Bolsa?

Criado em 2006, o programa Nossa Bolsa é uma iniciativa do Governo Estadual do Espírito Santo. E o seu objetivo é conceder bolsas de estudo integrais de até 100%, e parciais de até 50% para os cursos de ensino superior em instituições privadas.

Embora tenha iniciado o projeto com a concessão de cursos em sistema presencial, atualmente o programa também beneficia os interessados em Educação á Distância (EAD).

Diferente da inscrição Quero Bolsa, feito pelos interessados em adquirir uma bolsa de estudo parcial. O programa Nossa Bolsa é totalmente gratuito.

E comparado com programas privados, e até iniciativas governamentais, o Nossa Bolsa não decepciona.

Seleção candidatos Nossa Bolsa

O sistema de seleção restringe as inscrições ao programa para determinado público. E além das exigências que devem ser cumpridas, é levado em consideração a renda familiar por pessoa de cada candidato. Visando dar oportunidade as pessoas de baixa renda.

As exigências para buscar uma vaga no Nossa Bolsa são:

  • Realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano do edital de inscrição;
  • Cursaram todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espirito Santo. Ou em instituição privada na condição de bolsista integral;
  • Concluíram curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) no Espirito Santo;
  • Não tenham concluído curso de graduação.

Inscrição Nossa Bolsa

Para tentar uma vaga no programa, os interessados devem aguardar a divulgação de um edital de abertura de inscrição. No documento fica contido toda a burocracia e legislação sobre o cadastro.

Os candidatos preenchem uma ficha de inscrição exclusivamente no site oficial do Nossa Bolsa. E escolhem dentro das oportunidades disponíveis, o curso e instituição de preferência.

Vale lembrar que para ser selecionado é exigido a obtenção de no mínimo 500 pontos na prova objetiva do ENEM. E 450 pontos na redação.

Comments are closed.